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Apenas 9% das empresas tem um Score ESG elevado

  • Setores têm diferenças significativas no Score ESG
  • Empresas com melhor Score ESG têm melhor desempenho
  • Score ESG cresce com a dimensão das empresas

Apenas 9% das empresas em Portugal atingem um Score ESG Elevado, medido com base nas suas práticas nos três pilares ESG – Ambiental, Social e de Governance.

A conclusão é da Informa D&B, que desenvolveu este indicador e analisou cerca de 237 mil PME e microempresas. Estas empresas, para além de constituírem a maioria do tecido empresarial (62%) , são também aquelas sobre as quais existe menos informação relacionada com este tema, visto  publicação não ser ainda obrigatória para empresas desta dimensao

O Score ESG é um indicador da posição de cada empresa relativamente ao seu setor, tendo por base variáveis como as práticas em relação aos recursos ambientais, os compromissos sociais com os seus próprios colaboradores, os seus fornecedores, clientes e a comunidade em geral, assim como a transparência financeira e da comunicação da empresa com as autoridades e com os restantes stakeholders.

De acordo com a análise da Informa D&B, e além dos 9% de empresas com Score ESG Elevado, 22% têm um Score ESG Médio-alto, 38% Médio, 21% Reduzido e 10 Mínimo. Entre as 3 áreas ESG, a componente ‘Social’ é aquela onde maior percentagem de empresas têm um Score Elevado ou Médio-alto, com 33% das empresas.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, ‘o desempenho não financeiro está a ganhar peso e será cada vez mais relevante na avaliação das empresas; por obrigação legal ou por exigência dos investidores e das maiores empresas, a divulgação das práticas nas diversas áreas ESG tornar-se-á uma necessidade para um número cada vez maior de empresas, incluindo as de menor dimensão.’

Setores têm diferenças significativas no Score ESG

Existem diferenças relevantes entre os diversos setores de atividade, quer na avaliação geral, quer em relação a cada um dos componentes das práticas ESG – Ambiental, Social, Governance.

Serviços empresariais é o setor com maior percentagem de empresas com Score ESG Elevado (14%) e menor com Score Mínimo (4%). Este setor tem também 29% de empresas com Score Médio-alto e apenas 15% com Score Reduzido. No extremo oposto, a Agricultura e outros recursos naturais tem 16% de empresas com Score Mínimo e apenas 5% com Score Elevado.

Empresas com melhor Score ESG têm melhor desempenho

Existe uma relação entre o Score ESG e o desempenho das empresas. Entre as empresas com Score ESG elevado, quase 90% tem um resultado líquido positivo, uma percentagem que vai descendo à medida que desce também o Score ESG. A mesma relação existe com o volume de negócios – quanto maior o Score ESG, maior é a percentagem com um crescimento médio do volume de negócios positivo, de acordo com a análise realizada aos anos entre 2019 e 2022.

Score ESG cresce com a dimensão das empresas

Há uma relação nítida entre a dimensão das empresas e o Score ESG, que é superior nas empresas de maior dimensão. Nas médias empresas, cerca de três quartos tem um Score ESG Médio-alto ou Elevado, e apenas 6% tem um Score Mínimo ou Reduzido.

Entre as microempresas, apenas 29% têm um Score ESG Médio-alto ou Elevado, enquanto 33% tem um Score Mínimo ou Reduzido.

Aceda aqui ao Sumário Executivo do Estudo.

Universo

Empresas com dados financeiros publicados nos últimos 3 anos e, empresas que registam no último ano um valor anual de vendas e prestação de serviços inferior a 50 milhões de euros e superior a 25 mil euros e pelo menos um empregado e, empresas cujo grupo CAE 3 dígitos / dimensão onde se inserem contém pelo menos 5 empresas.

Score ESG

Reflete a posição de cada empresa num dado momento, com base nos fatores ESG que a caraterizam nesse momento, não sendo por isso um modelo estatístico preditivo. A classificação de cada empresa é atribuída através da ponderação de dezenas de fatores caraterizadores das componentes E, S e G. A avaliação individual dos fatores é processada em termos relativos face ao setor (CAE a 3 dígitos) onde a mesma se integra e face às empresas de dimensão equiparável. Cada empresa é assim classificada numa escala de 1 a 5, em que o score é tanto maior quanto melhor for a posição relativa do ESG da empresa face às suas congéneres.

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