março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Há 4 073 startups em Portugal e faturam 2,3 mil milhões de euros

Startup Portugal, IDC e Informa D&B atualizam números sobre as startups para apresentação na Web Summit

  • 70% das atuais startups foram criadas nos últimos 5 anos;
  • 84% das startups são empresas de serviços intensivos em conhecimento de alta tecnologia;
  • 35% das startups são exportadoras, percentagem muito superior à média do tecido empresarial;
  • Mais de metade das startups estão concentradas em Lisboa e Porto;
  • Startups crescem mais rapidamente em volume de negócios e empregados;
  • Remuneração média das startups é 37% superior à das outras empresas portuguesas.

Existem 4 073 startups em Portugal que geram, no seu conjunto, 2,3 mil milhões de euros de volume de negócios e 1,3 mil milhões de euros em exportações, sendo responsáveis por cerca de 25 mil empregos.

Os dados resultam da atualização dos critérios para a definição de ‘startup’ feita em parceria com a Startup Portugal, IDC e Informa D&B, no âmbito da apresentação a realizar na Web Summit que se realiza esta semana em Lisboa. Esta atualização, que resulta da transposição da Lei 21/2013 de 25 maio, incidiu nos critérios relacionados com o perfil da empresa, o seu financiamento e reconhecimento e a natureza da sua atividade.

70% das atuais startups foram criadas nos últimos 5 anos

Desde o início da última década, a criação de startups cresceu em todos os anos, com excepção de 2020. Este crescimento tem vindo a intensificar-se e 70% do total das atuais startups foram criadas nos últimos 5 anos, com 2021 e 2022 a atingirem os máximos na criação de startups, com 600 e 706, respetivamente.

84% das startups são empresas de serviços intensivos em conhecimento de alta tecnologia. Em termos setoriais, a maior parte das startups (3 278) pertencem às Tecnologias de informação e comunicação, a que correspondem 61% do volume de negócios total das startups. Apesar de serem bastante menos, as startups do setor industrial correspondem a um volume de negócios significativo de 26%.

Exportações são fundamentais para as startups

35% das startups são exportadoras, percentagem bastante superior à média do tecido empresarial, que é de 11%. Os 1,3 mil milhões de euros de negócio com outros países é fundamental para as startups exportadoras, representando 57% de toda a sua faturação, e 5% do total das exportações de serviços das empresas.

Mais de metade das startups estão concentradas em Lisboa e Porto

Do ponto de vista geográfico, as startups estão concentradas no litoral. Os distritos de Lisboa (1 822) e Porto (643) são aqueles onde se encontram a maioria das startups. Em número de startups, seguem-se os distritos de Setúbal, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Startups crescem mais rapidamente em volume de negócios e empregados

Entre 2019 e 2022, o volume de negócios das startups cresceu 24,4%, uma percentagem muito superior aos 9,1% quando considerada a totalidade do tecido empresarial. 26% das startups cresceu consecutivamente nos 3 anos. No que toca ao emprego, a diferença é ainda maior: as startups geraram um crescimento do emprego em 17%, um valor que na generalidade do tecido empresarial ficou nos 1,6%. 3,8% das startups são ECE – Empresas de Crescimento Elevado. (Empresas com crescimento orgânico médio anual de empregados superior a 20% num período de 3 anos consecutivos).

Startups pagam melhor aos empregados

A remuneração média das startups é de cerca de €1 700,00 por empregado, um valor superior em 37% à média de todas as empresas portuguesas.

Nacionalidade do capital e género da gestão e liderança

As 4 073 startups que existem no país são detidas na sua grande maioria (83,2%) por sócios individuais. Das restantes startups, 9,4% têm uma empresa mãe de capital estrangeiro e 7,5% uma empresa mãe de capital nacional. A gestão e liderança destas empresas é na sua grande maioria masculina (86,1%), à semelhança do que acontece no restante tecido empresarial com as empresas tecnológicas.

Esta edição do estudo, realizada anualmente numa parceria entre a Startup Portugal e a IDC, integra pela primeira vez dados apurados pela Informa D&B. Tem o apoio da Huawei e BBVA.

Critérios atualizados para a definição de Startup
em resultado da transposição da Lei 21/2013 de 25 maio

1. Atividade inferior a 10 anos

  • Empregam menos de 250 trabalhadores
  • Volume de negócios inferior ou igual a 50 milhões de euros
  • Sem ligações diretas ou indiretas a uma grande empresa
  • Sede ou representação permanente em Portugal

2. Têm ainda de preencher uma das seguintes condições:

Financiamento e reconhecimento

  • Reconhecida pela Agência Nacional de Inovação na prática de investigação e desenvolvimento ou certificação como empresa tecnológica:
  • Pelo menos um sócio que seja Sociedade de Capital de Risco ou Fundo de Capital de Risco ou tenha entidades veículo de Business Angels na sua estrutura acionista;
  • Recebeu investimento do Banco Português de Fomento;

Natureza da atividade

  • Gastos em I&D ou pessoas afetas a I&D;
  • Patentes registadas;
  • Recebeu fundos no âmbito do reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  • A sua atividade principal enquadra-se no conjunto de CAE Rev.3 definido como setor de alta e média-alta tecnologia ajustado;

SOBRE A STARTUP PORTUGAL

A Startup Portugal é uma agência governamental que tem como missão promover o ecossistema empreendedor português e apoiar o crescimento de startups. A Startup Portugal fornece uma gama de serviços às startups, incluindo incubação, aceleração, acesso a capital e internacionalização.

SOBRE A INFORMA D&B

A Informa D&B é especialista no conhecimento do tecido empresarial. Através de análises inovadoras, disponibiliza o acesso a informação atualizada e relevante sobre a atividade de empresas e gestores, fundamental para a condução dos negócios dos seus clientes. A Informa D&B está integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, com acesso aos dados de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo. A base de dados empresarial da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal, servindo mais de 500 mil utilizadores através das duas marcas: INFORMA e eInforma.

SOBRE A IDC

A IDC é a principal empresa independente de Research, Advisory e Consultoria com capacidade de analisar o mercado de um modo global e local.

Para mais informações808 293 029 / apoio@informadb.pt