março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Foram criadas mais de 48 mil empresas em 2022

Segundo melhor ano de sempre do empreendedorismo em Portugal

Leia aqui o documento completo

  • Tecnologias de informação e comunicação (TIC) confirmam tendência de crescimento
  • Área Metropolitana de Lisboa recupera mais depressa que o Norte
  • O ano com menos encerramentos desde que há registo
  • Insolvências mantêm tendência de descida
  • Tecido empresarial cresceu 26% nos últimos 7 anos

Durante o ano de 2022 foram criadas em Portugal 48 404 novas empresas, o que corresponde a um crescimento de 14% face ao ano anterior.

Este registo assinala uma significativa recuperação após a forte queda durante a pandemia de Covid-19 e coloca este indicador apenas a 2,4% de 2019, ano em que a criação de empresas atingiu o valor mais elevado de sempre.

Quase todos os setores registam crescimento nas novas empresas por comparação com 2021, com destaque para 5 setores que, no seu conjunto, representam 95% do aumento global: Transportes (+2.207 constituições; +111%), Serviços gerais (+1.200 constituições; +22%), Serviços empresariais (+959 constituições; +13%), Alojamento e restauração (+765 constituições; +20%) e Tecnologias da Informação e Comunicação (+631 constituições; +25%).

Retalho, Indústrias e Agricultura e outros recursos naturais são os únicos setores que recuaram no número de novas empresas em 2022. Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, ‘este aumento na criação de novas empresas mostra a recuperação de setores especialmente afetados pela pandemia, como os Transportes, Serviços e Alojamento e restauração, e a confirmação de outros setores com grande dinamismo, como as TIC. Em conjunto com a queda dos encerramentos e insolvências, o resultado é um aumento significativo das empresas ativas em Portugal, que no final de 2022 são quase 550 mil.’

TIC confirmam tendência de crescimento

Entre as várias tendências que se detetam nesta evolução, destaca-se o comportamento das empresas do setor das Tecnologias de informação e comunicação (TIC), com o número de novas empresas a aumentar na última década, atingindo em 2022 quase o dobro de registos que no ano 2011 e mais 31% face a 2019.

Depois da quebra registada no ano de 2020, o setor das TIC recupera logo no ano seguinte com mais 474 novas empresas, mantendo a tendência crescente em 2022, com um aumento de 25% face ao ano anterior.

Área Metropolitana de Lisboa recupera mais depressa que o Norte

A Área Metropolitana de Lisboa concentra mais de 40% das constituições de empresas em 2022, sendo uma das regiões que mais cresce neste último ano.

A criação de empresas na região Norte registou um aumento de apenas 5% em 2022. Esta é a região ainda mais distante dos valores pré-pandémicos, estando a registar uma recuperação mais lenta depois da quebra registada no primeiro ano de pandemia.

Encerramentos com tendência mista e insolvências a descer

Em 2022 foram encerradas 12 988 empresas e outras organizações, uma descida de 8,8% face ao ano anterior. Apesar de tendências mistas ao longo do ano (subida dos encerramentos em dois trimestres e descida nos outros dois), 2022 foi o ano com menos encerramentos de sempre.

Quanto às insolvências, registaram-se 1 626 novos processos em 2022, menos 17% (-332 insolvências) que no ano anterior, mantendo a tendência decrescente que se verifica desde 2012, com exceção do primeiro ano de pandemia.

Tecido empresarial cresceu 26% nos últimos 7 anos

A evolução positiva na criação de novas empresas, em conjunto com os recuos de encerramentos e insolvências, tem como consequência a expansão do tecido empresarial.

No final de 2022 existiam cerca de 547 mil empresas ativas em Portugal, um valor 26% superior ao que existia há 7 anos.

Veja aqui o Barómetro completo.

Nota sobre insolvências

Entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. O Barómetro Informa D&B considera os processos de insolvência de pessoas coletivas. Este Barómetro não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais, ou de particulares.

SOBRE A INFORMA D&B

A Informa D&B lidera, em Portugal e Espanha, a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial. A atuar em Portugal há 115 anos, acompanhámos a evolução do País e a forma de fazer negócios, desenvolvendo ferramentas e análises tão inovadoras quanto tecnologicamente avançadas. Continuamos a proporcionar ao mercado informação relevante e de confiança, para fundamentação das decisões de negócio nas empresas.

A informação produzida pela Informa D&B é utilizada em Portugal por 95% das entidades bancárias, 45% das grandes empresas e 21% das PME, servindo mais de 450 mil utilizadores, que consultam anualmente mais de três milhões de relatórios sobre empresas, através das marcas INFORMA e EINFORMA.

A Informa D&B está integrada na D&B Worldwide Network, a maior rede de informação mundial sobre empresas e outras organizações.

Para mais informações: apoio@informadb.pt | 808 29 30 29