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Empresas fizeram um total de 195 milhões de euros em donativos em 2021

Donativo médio por empresa cresceu mais de 60% no primeiro ano da pandemia

  • Há menos empresas a fazer donativos, mas o donativo médio por empresa subiu significativamente.
  • Grandes empresas representam 45% do total do valor dos donativos.
  • Setor do Retalho é responsável por quase um terço do valor total dos donativos.

Leia aqui o estudo completo

Em 2021, foram efetuados quase 195 milhões de euros em donativos pelas empresas, dos quais 168,3 milhões tiveram origem em empresas não financeiras, sendo o restante da banca e seguros.

O número de empresas que doaram em Portugal decresceu logo no primeiro ano da pandemia, mas o donativo médio realizado por cada empresa teve um enorme crescimento logo nesse ano, mantendo quase o mesmo nível em 2021.

Em 2021, o donativo médio por empresas foi de 3 767 euros, o que equivale a uma subida de mais de 50% face aos valores de 2019.

Cerca de 45 mil empresas realizaram donativos em 2021, o que corresponde a 13% do tecido empresarial. Mais de um terço destas empresas (35%) têm na realização de donativos uma prática habitual, já que o fizeram nos últimos 5 anos. Em 2021, estas empresas representaram em 75% dos donativos.

De acordo com Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, ‘há uma evolução muito positiva na consciência das empresas para o alcance do seu papel social e isso parece claro na forma como, aquelas com mais condições para o fazerem, aumentaram os seus donativos nos dois últimos anos. Também é importante vermos esta questão do outro lado, ou seja, a reputação das empresas passará cada vez mais pela sua atuação nestes domínios, pela forma como contribuem para um bem comum a nível social, ambiental e pela transparência da sua governance.’

Grandes empresas contribuem com 45% do valor total dos donativos

As grandes empresas assumem um papel determinante nos donativos, contribuindo com 45% do total do valor. Estas empresas representam apenas 1,1% das empresas que fazem donativos, mas o donativo médio de cada uma delas é de 153 mil euros. Mais de dois terços (68%) das grandes empresas fizeram donativos em 2021.

Todas as dimensões de empresas realizam donativos. Os donativos das médias empresas correspondem a 17% do total, com uma média por empresa de 14,6 mil euros. As pequenas empresas representam 15% dos donativos, com uma média por empresas de 3,6 mil euros. As microempresas têm uma média de donativo por empresa mais baixa (1,1 mil euros) mas representam 80% de todas as empresas que fazem donativos e o seu contributo para o total de donativos é de 24%.

Setor do retalho representa quase um terço dos donativos

A atribuição de donativos é bastante desigual conforme o setor. Quatro setores – Retalho, Indústrias, Serviços empresariais e Grossistas – concentram cerca de três quartos de todos os donativos. O Retalho é o setor onde há mais empresas a fazer donativos que, no seu conjunto, representam 31% do total dos donativos. Os setores das Indústrias, Serviços empresariais e Grossistas têm cada um cerca de 15% do total dos donativos.

A Área Metropolitana de Lisboa e a região Norte concentram grande parte do valor total dos donativos, com 46% e 33%, respetivamente. Mas é a região Centro que tem a percentagem mais elevada de empresas que faz donativos, seguida do Alentejo.

Ainda em relação à tipologia das empresas que faz donativos, há uma concentração nas empresas maduras (com 20 anos ou mais), que correspondem a cerca de três quartos do total dos donativos. Além disso, as empresas familiares são 40% do total das que fazem donativos, representando 62% do total doado.

NOTAS

Universo

Todas as empresas (sociedades) públicas e privadas que mostraram atividade comercial em cada ano do estudo (média de 343 mil entidades/ano). Não inclui as entidades não comerciais, do setor social e os empresários em nome individual.

A análise da Banca e Seguros é feita separadamente, dada a natureza do seu reporte financeiro. Para estas entidades, os valores dos donativos têm como fonte os respetivos Relatórios e Contas.

Definições

O conceito de donativo é delimitado através do regime do mecenato previsto no artigo 61.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF): ‘Para efeitos fiscais, os donativos constituem entregas em dinheiro ou em espécie concedidos sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial às entidades públicas ou privadas, cuja atividade consista, predominantemente, na realização de iniciativas nas áreas social, cultural, ambiental, desportiva ou educacional’.

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