março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Diversidade de género nas empresas em Portugal | Estudo

Ver estudo completo

A diversidade de género nas empresas é um dos fenómenos que reflete a forma como entendemos o mundo e em que sentido queremos imprimir a sua evolução. Há vários anos que a Informa D&B analisa a participação feminina nas empresas em Portugal, quer no acesso ao mercado de trabalho em geral, quer no acesso a cargos de direção, gestão ou de topo.

A importância deste tema conduziu as Nações Unidas a incluí-lo entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da sua Agenda 2030, um programa que exige sérios compromissos às empresas no âmbito das suas políticas de sustentabilidade Social, Económica e Ambiental. Este passo representa, por sua vez, uma enorme evolução no papel que as empresas têm de desempenhar nos desígnios globais de sustentabilidade, o que significa que a reputação e a avaliação pública das empresas passará cada vez mais pela sua capacidade de desenvolverem estas práticas.

Este documento reúne a informação que a Informa D&B analisou sobre a diversidade de género nas empresas em Portugal. Apesar de revelar uma evolução positiva, a análise da Informa D&B mostra também a lentidão desta evolução, o que coloca a diversidade de género ainda bastante longe do equilíbrio. Nesse sentido, o nosso documento é simultaneamente um ponto de situação e também um desafio.”