março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Barómetro do 1º trimestre

Empreendedorismo mostra vitalidade e capacidade de adaptação

Leia aqui o documento completo

Há 6 trimestres consecutivos que a criação de empresas em Portugal regista crescimentos face aos períodos homólogos, com o primeiro trimestre de 2023 a traduzir um aumento de 8% face ao mesmo período do ano passado.


A vitalidade do empreendedorismo, que é também uma das expressões da vitalidade da própria economia, oferece sinais positivos, sobretudo se levarmos em conta o momento sensível à escala global. Subsistem incertezas no plano internacional, com os custos de matérias-primas e da energia a pressionar a rentabilidade de algumas atividades com processos de energia intensiva, a construção, os transportes, a indústria e o retalho alimentar.


A análise setorial do empreendedorismo no 1º trimestre de 2023 mostra-nos que o seu crescimento assenta em cerca de metade dos setores, com destaque para aqueles mais próximos do turismo. Desde logo o Alojamento e restauração, que se recompõe após uma queda violenta, mas sobretudo os Transportes, devido à atividade específica do transporte de passageiros em viaturas ligeiras, uma atividade relativamente nova e, como tal, com maior margem de crescimento, constituída além disso por empresas de muito pequena dimensão.


Os encerramentos e insolvências, depois de quedas acentuadas desde o início da pandemia, apontam para uma tendência de crescimento. Nos encerramentos, apesar do 1º trimestre do ano registar uma queda homóloga de 14%, a análise dos últimos 12 meses já revela aumentos em alguns setores face aos 12 meses anteriores. As insolvências cresceram 19% face ao 1º trimestre de 2022, um crescimento que é transversal a quase todos os setores