março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Foram criadas 4 840 empresas em janeiro, um aumento de 2%

Transportes já são o 3º maior setor na criação de novas empresas

As novas formas de transporte urbano são a atividade que regista maior crescimento das novas empresas em janeiro de 2023.

No primeiro mês deste ano foram criadas 4 840 novas empresas em Portugal, o que representa um aumento de 2% face ao mesmo mês do ano passado.

Em termos absolutos, os serviços são, como habitualmente, os setores que registam maior número de novas empresas. Mas o maior crescimento percentual verifica-se no setor dos Transportes, com um crescimento que mais que duplica o registo de janeiro de 2022 (577 novas empresas, +308 que em 2022), fortemente sustentado no subsetor do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’.


Encerramentos descem, insolvências sobem

Em janeiro encerraram em Portugal 676 empresas e registaram-se 174 novos processos de insolvência, um aumento de 20% (mais 29 processos de insolvência) face a janeiro de 2022.

Veja aqui o Barómetro completo.

Nota sobre insolvências

Entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. O Barómetro Informa D&B considera os processos de insolvência de pessoas coletivas. Este Barómetro não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais, ou de particulares.

SOBRE A INFORMA D&B

A Informa D&B lidera, em Portugal e Espanha, a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial. A atuar em Portugal há 115 anos, acompanhámos a evolução do País e a forma de fazer negócios, desenvolvendo ferramentas e análises tão inovadoras quanto tecnologicamente avançadas. Continuamos a proporcionar ao mercado informação relevante e de confiança, para fundamentação das decisões de negócio nas empresas.

A informação produzida pela Informa D&B é utilizada em Portugal por 95% das entidades bancárias, 45% das grandes empresas e 21% das PME, servindo mais de 450 mil utilizadores, que consultam anualmente mais de três milhões de relatórios sobre empresas, através das marcas INFORMA e EINFORMA.

A Informa D&B está integrada na D&B Worldwide Network, a maior rede de informação mundial sobre empresas e outras organizações.

Para mais informações: apoio@informadb.pt | 808 29 30 29