março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Criação de empresas cresce 17% até final do 3º trimestre

Retalho com queda significativa de novas empresas.

Até final do 3º trimestre foram constituídas 36 323 empresas em Portugal, mais 5 205 que no período homólogo de 2021, o que corresponde a um crescimento de 17%.

Segundo o Barómetro da Informa D&B, apesar deste crescimento, a evolução trimestral em 2022 tem registado um abrandamento consecutivo: no 1º trimestre, o crescimento de novas empresas foi de 34%, caindo depois para os 9% no segundo e para os 7% no terceiro. Ainda assim, é expectável que o ano de 2022 termine com um número de constituições superior ao de 2021.

Os setores do Retalho, Agricultura e outros recursos naturais e Indústrias são os únicos setores cujo número de constituições até 30 de setembro de 2022 decresce face ao mesmo período de 2021. O Retalho tem um peso especial no registo genérico do tecido empresarial, dado que a queda é acentuada (12%), sendo também o terceiro maior setor a nível nacional em número de empresas. Com exceção do mês de agosto, este setor apresenta quedas há 7 meses. Este comportamento do Retalho é transversal a quase todos os seus subsetores, com destaque para o Retalho de Têxtil e Moda, Generalista e Restante retalho. Apenas o Retalho Automóvel regista um aumento do número de novas empresas.

RETALHO – criação de novas empresas

Entre os setores com os maiores crescimentos na criação de novas empresas destacam-se os Transportes (+129%), as Tecnologias de informação e comunicação (+29%), os Serviços Gerais (+25%) e o Alojamento e restauração (+23%).

Face ao período antes da pandemia, a criação de novas empresas está ainda 5% abaixo. Apenas os setores das Tecnologias de Informação e Comunicação (+29%), das Atividades Imobiliárias (+20%) e o dos Serviços Empresariais (+2%) superam já o ano de 2019.

A subida das constituições entre janeiro e setembro de 2022 é transversal a todas as regiões, com a Área Metropolitana de Lisboa a concentrar grande parte destas novas empresas (+3 329 constituições, +29%).

Encerramentos descem 0,6%

Entre o início de janeiro até 30 de setembro, encerraram 8 826 empresas, o que corresponde a menos 50 encerramentos que o período homólogo e a uma variação negativa de -0,6%. Mais de metade dos setores apresentam valores inferiores a 2021, sendo o setor Grossista o que mais contribui para o decréscimo global do número de encerramentos.

Insolvências descem 20%

No mesmo período, registaram-se 1 211 novos processos de insolvência, valor que representa uma descida de 20% face ao período homólogo, mantendo uma tendência que se verifica há quase um ano e meio.

O setor dos Transportes, que é aquele com o maior crescimento na criação de novas empresas, é o único a registar um aumento do número de insolvências, com mais 11 novos processos em 2022.

Veja aqui o Barómetro completo.

Nota sobre insolvências

Entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. O Barómetro Informa D&B considera os processos de insolvência de pessoas coletivas. Este Barómetro não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais, ou de particulares.

SOBRE A INFORMA D&B

A Informa D&B lidera, em Portugal e Espanha, a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial. A atuar em Portugal há 115 anos, acompanhámos a evolução do País e a forma de fazer negócios, desenvolvendo ferramentas e análises tão inovadoras quanto tecnologicamente avançadas. Continuamos a proporcionar ao mercado informação relevante e de confiança, para fundamentação das decisões de negócio nas empresas.

A informação produzida pela Informa D&B é utilizada em Portugal por 95% das entidades bancárias, 45% das grandes empresas e 21% das PME, servindo mais de 450 mil utilizadores, que consultam anualmente mais de três milhões de relatórios sobre empresas, através das marcas INFORMA e EINFORMA.

A Informa D&B está integrada na D&B Worldwide Network, a maior rede de informação mundial sobre empresas e outras organizações.

Para mais informações: apoio@informadb.pt | 808 29 30 29