março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Liderança feminina face à exposição dos setores à Covid-19 e à resiliência financeira das empresas

Informa D&B analisou gestão e liderança feminina face à exposição dos setores à Covid-19 e à resiliência financeira das empresas

Cargos de gestão e liderança feminina mais expostos à pandemia

  • 30 mil empresas lideradas por mulheres pertencem a setores mais expostos aos efeitos da pandemia;
  • 42% das empresas lideradas por mulheres são resilientes;

Os setores de atividade económica mais expostos aos impactos da pandemia de Covid-19 são também aqueles onde existe maior presença de mulheres a ocupar cargos de gestão.

A conclusão é da Informa D&B que avaliou a presença feminina em cargos de gestão em Portugal – uma análise que realiza há 11 anos – com o impacto da pandemia de Covid-19 sobre cada setor de atividade.

Serviços gerais, Retalho e setor do Alojamento e restauração são os setores onde a presença feminina é mais significativa em cargos de gestão, respetivamente 43% nos Serviços gerais e 33% nos outros dois setores.

No estudo da Informa D&B, em que a exposição ao impacto da pandemia é classificada por ‘alta’, ‘média’ e ‘baixa’, estes 3 setores estão entre os que revelam maior exposição aos efeitos da Covid-19. Nos Serviços gerais, 38% das empresas têm um Impacto Alto, valor que é ainda mais elevado no Retalho (72%) e no Alojamento e restauração (96%).

Quanto aos cargos de liderança, existem no tecido empresarial 89 mil empresas com mulheres a desempenhar este cargo, um terço das quais pertencem a setores com Impacto Alto

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, ‘na avaliação dos vários impactos da pandemia no tecido empresarial, percebemos que os setores mais expostos aos seus efeitos são também aqueles que concentram maior número de mulheres em cargos de gestão. Por outro lado, é muito interessante verificar que existe uma boa Resiliência destas empresas, o que revela uma boa capacidade para enfrentar este período.’

Quadro – Impacto da Pandemia Covid-19 nos cargos de gestão feminina

Resiliência poderá ser a resposta

Para analisar a capacidade de resposta das empresas à pandemia, a Informa D&B criou o indicador de Resiliência Financeira, que avalia a preparação das empresas para enfrentar choques não previstos na sua atividade, avaliando conjuntamente a estrutura de custos, estrutura do endividamento, margem de lucro e rendibilidade e a eficiência do investimento.

Cerca de 42% das empresas lideradas por mulheres mostram um nível de Resiliência Financeira Elevado ou Médio-alto, facto que lhes permite enfrentar a crise económica motivada pela pandemia de Covid-19 de forma mais robusta do que as restantes empresas, independentemente da severidade do impacto sentido no setor em que operam.

O nível de resiliência das empresas lideradas por mulheres apresenta valores semelhantes aos da generalidade do tecido empresarial.

Empreendedorismo feminino em 2020

Em 2020 foram criadas 9 347 empresas lideradas por mulheres, valor que representa uma queda de 23% face ao registado em 2019.

O perfil setorial das empresas criadas em 2020 e que são lideradas por mulheres é diferente das empresas criadas por homens. Metade das novas empresas com liderança feminina pertencem aos setores dos Serviços gerais, Serviços empresariais e Retalho.

Nas empresas lideradas por homens existe menor concentração de setores, predominando os Serviços Empresariais, Construção, Retalho e Atividades imobiliárias.

Mulheres representam quase 30% dos cargos de gestão das empresas

A ocupação de cargos de gestão por mulheres tem aumentado lentamente mas de forma consistente nos últimos anos, representando neste momento 30% do total dos 490 mil cargos de gestão de todo o tecido empresarial.

Na gestão de topo, a diferença em relação aos homens é mais significativa. Os cargos de Direção Geral são desempenhados por mulheres em 11,8% dos casos, enquanto a sua presença em Conselhos de Administração corresponde a 16,5%. Nas empresas cotadas, a presença feminina em cargos de topo é de 21,2%.

DEFINIÇÕES

Grau de impacto Setorial

Indicador desenvolvido pela Informa D&B que permite classificar o grau de impacto provocado pelas medidas de contenção da pandemia em cada setor de atividade (grau de exposição de cada setor à pandemia: alto, médio, baixo).

Nível de Resiliência Financeira

Indicador desenvolvido pela Informa D&B que avalia a capacidade de uma empresa enfrentar um choque excecional e não previsto com impacto significativo no seu processo produtivo e comercial, permitindo posicionar cada empresa relativamente ao sector em que se insere, com base em rácios financeiros. Avalia conjuntamente 4 dimensões económicas e financeiras: (1) estrutura de custos; (2) estrutura do endividamento; (3) margem de lucro e rendibilidade; (4) eficiência do investimento

SOBRE A INFORMA D&B

A Informa D&B lidera, em Portugal e Espanha, a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial. A atuar em Portugal há mais de 110 anos, acompanhámos a evolução do País e a forma de fazer negócios, desenvolvendo ferramentas e análises tão inovadoras quanto tecnologicamente avançadas. Continuamos a proporcionar ao mercado informação relevante e de confiança, para fundamentação das decisões de negócio nas empresas.

A informação produzida pela Informa D&B é utilizada em Portugal por 95% das entidades bancárias, 45% das grandes empresas e 21% das PME, servindo mais de 450 mil utilizadores, que consultam anualmente mais de três milhões de relatórios sobre empresas, através das marcas INFORMA e EINFORMA.

A Informa D&B está integrada na D&B Worldwide Network, a maior rede de informação mundial sobre empresas e outras organizações.

Para mais informações : apoio@informadb.pt / 808 29 30 29