março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Novos indicadores Informa D&B

Desde o início da atual crise económica que a Informa D&B tem trabalhado no desenvolvimento de novos indicadores que permitam aferir a situação de cada empresa perante a crise com o objetivo de ajudar os nossos clientes no processo de avaliação e atuação na gestão do risco comercial com clientes e fornecedores, tão importantes em momentos de maior incerteza. Desenvolvemos os seguintes indicadores:

Impacto setorial na economia portuguesa (1)


Impacto setorial na economia portuguesa – determina o grau de impacto da pandemia em cada setor de atividade.

Os setores da economia não estão a ser afetados pela pandemia da mesma forma.

A equipa de análise do tecido empresarial da INFORMA D&B elaborou o primeiro retrato do tecido empresarial após o eclodir da crise, com o objetivo de determinar o impacto que a crise do Covid-19 poderá ter nos diferentes setores de atividade da economia portuguesa em 2020. 


Informe 2


Indicador de Resiliência – determina a resiliência financeira das empresas dentro de cada setor perante uma situação excecional de crise.

Recentemente, desenvolvemos um indicador de resiliência financeira, com o objetivo de medir a capacidade das empresas enfrentarem uma situação excecional de crise com impacto significativo na sua atividade.

No contexto da crise atual, a análise da resiliência financeira ganha enorme relevância e é importante compreender os fatores que a potenciam. O indicador de resiliência financeira complementa a análise do risco de failure (probabilidade de uma entidade encerrar com dívidas por liquidar) e do risco de delinquency (probabilidade de atrasos significativos nos pagamentos a fornecedores), e todos eles constituem elementos importantes a considerar nas estratégias de atuação na gestão do risco comercial com clientes e fornecedores, tão importantes em momentos de maior incerteza.


Valoracion Empresas[2]


Impacto estimado no volume de negócios (2020) –  determina o impacto no volume de negócios de cada empresa em 2020.

O contexto económico de 2020 teve um impacto significativo nos negócios em geral. Apesar de maioritariamente negativos, os efeitos sobre a atividade económica não foram sentidos de igual forma entre empresas de diferentes setores, nem mesmo entre empresas do mesmo setor.

É neste contexto de elevada incerteza que, com o objetivo de proporcionar uma referência útil para as decisões de negócio, surge o indicador do impacto estimado no volume de negócios das empresas em 2020.

Este indicador assenta num modelo desenvolvido pela Informa D&B que tem o objetivo de estimar o impacto que a crise provocada pela pandemia Covid-19 teve no Volume de Negócios de cada entidade.

scan covid-19

Estes novos indicadores, em conjunto com a análise do risco de failure e do risco de delinquency, têm sido contributos fundamentais na recuperação da confiança de quem toma decisões, no tecido empresarial e no setor público português. Nestes tempos de exceção, esperamos sinceramente que as nossas soluções o possam ajudar a acelerar as decisões necessárias à segurança da sua atividade e a um mais breve retorno à normalidade.