Como compram as empresas em Portugal?
O crescimento é fundamental para a expansão das empresas e para o desenvolvimento saudável da economia. Um dos fatores de sucesso na estratégia comercial das empresas passa pelo conhecimento sobre a forma como os seus clientes e as restantes entidades do tecido empresarial compram, pois permite identificar oportunidades de negócio. O valor envolvido nas compras realizadas pelas empresas em Portugal é elevado, representando 137% do PIB, sendo que mais de ¾ do montante é gasto no mercado interno. Com o objetivo de apoiar as empresas e os seus gestores na tomada de decisão e identificação de novas oportunidades de negócio, a Informa D&B elaborou o estudo “Como compram as empresas em Portugal”. Os seus indicadores permitem conhecer as diferentes realidades setoriais, os mercados onde as empresas compram bens e serviços e o volume destas transações. Se por um lado, as grandes empresas são as que mais gastam em compras, no universo de PME existe um potencial destacável, em especial na importância que assumem nas compras de serviços. Também a nacionalidade do capital influencia a escolha de fornecedores, com as empresas nacionais a comprarem essencialmente no mercado interno, onde as empresas de capital estrangeiro realizam também metade da compras de bens e quase ¾ da compra de serviços. A maioria das compras entre empresas não são feitas a pronto pagamento, implicando risco associado ao recebimento do valor por parte do cliente. Neste contexto, para garantir a liquidez e o crescimento das empresas, é crucial a capacidade de avaliar antecipadamente o risco comercial das transações, através da seleção criteriosa dos parceiros. Saiba mais sobre a 1ª edição do nosso Retrato do Tecido Empresarial: “Como Compram as Empresas em Portugal”. |