abril 2025 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03371
-22,5%
Encerramentos
00424
-58,3%
Insolvências
00138
-26,2%

Criação de novas empresas recua quase 3% até final de abril de 2025

  • Transportes, Serviços gerais e Retalho têm as quedas mais acentuadas
  • Atividades imobiliárias e Agricultura com os maiores crescimentos
  • Insolvências recuam 11%

Nos 4 primeiros meses do ano, foram constituídas 18 979 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,9% (-567 constituições) face ao período homólogo.

A maioria dos setores contribuem para esta descida, com especial destaque para os Transportes, (-26%; -464 constituições) e sobretudo para as ‘atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’. Esta atividade, depois de nos últimos anos ter atingido crescimentos que superaram todas as outras, está em queda desde 2024, registando nestes 4 primeiros meses de 2025 um recuo de 49% (-669 constituições). Os Serviços gerais, o segundo setor com maior número de novas empresas, tem também uma queda significativa de 9,7% (-289 constituições).

Atividades imobiliárias (+22%; +398 constituições), Construção (+6,6%; +154 constituições), Agricultura e outros recursos naturais (+25%; +142 constituições) e Indústrias (+6,7%; +50 constituições), são os setores que registam crescimento na criação de novas empresas até 30 de abril deste ano.

Do ponto de vista geográfico, os centros urbanos de Lisboa e Porto são os que reúnem maior número de novas empresas, mas são também aqueles onde se registam as maiores descidas neste indicador. Até 30 de abril, e em comparação com o período homólogo, em Lisboa constituíram-se menos 318 empresas (-5,3%) e no Porto menos 197 empresas (-5,8%). Pelo contrário, Braga, que é o 3º distrito com o maior número de constituições de novas empresas, viu aumentar este indicador em 7,2% (+104 constituições), com destaque para os setores das Atividades imobiliárias e da Construção.

Encerramentos descem na maioria dos setores

No acumulado dos últimos 12 meses, desde maio de 2024 até final de abril de 2025, encerraram 13 784 empresas, o que representa uma descida de 12% (-1 893 encerramentos) face aos 12 meses anteriores.

A descida neste período foi transversal à maioria dos setores de atividade, com exceção dos Transportes (+4,6%; +38 encerramentos) e das Tecnologias da informação e comunicação (+0,1%; +1 encerramento).

Insolvências descem 11% com forte contributo da Indústria de Têxtil e moda

648 empresas iniciaram um processo de insolvência até final de abril, o que corresponde a uma descida de 11,5% (-84 insolvências) face ao período homólogo.

Mais de metade dos setores registam menos insolvências, com destaque para as Indústrias (-36%; -78 insolvências), nomeadamente a Indústria de têxtil e moda (-51%; -71 insolvências) nos distritos de Braga e Porto, um subsetor que no ano passado quase triplicou o número de insolvências.

NOTAS
Fonte de dados: publicações de atos societários efetuados no portal Citius do Ministério da Justiça até 05 de maio de 2025.
Universo: entidades com sede em Portugal, sob as formas jurídicas de sociedades anónimas, sociedades por quotas, sociedades unipessoais, entidades públicas, associações, cooperativas e outras sociedades (não inclui empresários em nome individual).
Constituições: entidades constituídas no período considerado, com publicação de constituição no portal de atos societários do Ministério da Justiça.
Encerramentos: entidades extintas no período considerado, com publicação de extinção no portal de atos societários do Ministério da Justiça (não são consideradas as extinções com origem em procedimentos administrativos de dissolução).
Insolvências: entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. Esta análise considera apenas os processos de insolvência de pessoas coletivas, não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais ou de particulares.

Ver o Barómetro completo

SOBRE A INFORMA D&B
A Informa D&B é especialista no conhecimento do tecido empresarial. Através de análises inovadoras, disponibiliza o acesso a informação atualizada e relevante sobre a atividade de empresas e gestores, fundamental para a condução dos negócios dos seus clientes. A Informa D&B está integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, com acesso aos dados de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo. A base de dados empresarial da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal, servindo mais de 500 mil utilizadores através das duas marcas: INFORMA e eInforma.
Para mais informações: apoio@informadb.pt/808 29 30 29