março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Ano de 2024 começa com a criação de quase 5 mil novas empresas, mas abaixo de 2023

  • Algarve é a única região onde cresce a criação de empresas, sobretudo no setor do Alojamento e restauração
  • Insolvências aumentam 19% em janeiro

No primeiro mês de 2024, foram criadas 4 929 empresas em Portugal, o que representa uma descida de 8,3% face ao mesmo mês de 2023, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo.

Em janeiro, o mês que historicamente concentra o maior número de constituições, o recuo neste indicador foi transversal a quase todos os setores de atividade. O setor dos Transportes, que registou crescimentos muito expressivos em 2022 e 2023, recuou 23% (-141 constituições), enquanto os Serviços empresariais, o setor com maior número de constituições, desce 15% (-143 constituições).

Construção e Alojamento e restauração foram os únicos setores com aumentos na criação de empresas em janeiro, face ao período homólogo. A Construção tem o maior aumento (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro.

A nível geográfico, apenas o Algarve regista crescimento no número de constituições, sobretudo no setor do Alojamento e restauração (+25 constituições; +58%).

Processos de insolvência aumentam 19%

Em janeiro de 2024 registaram-se 210 novos processos de insolvência, mais 19% (+33 processos de insolvência) do que em janeiro de 2023, mantendo a tendência de subida que se verificou no último ano. Mais de metade dos setores de atividade viram crescer as insolvências, com destaque para as Indústrias (+29 processos de insolvência; +81%), onde este aumento se deve sobretudo à Indústria Têxtil e Moda.

Encerraram 636 empresas em janeiro

Encerraram 636 empresas no primeiro mês do ano, sendo que à data de hoje ainda existem publicações a ser efetuadas pelo Registo Comercial. Com os dados já disponíveis, Retalho e Serviços empresariais são os setores que registaram o maior número de encerramentos em janeiro.

Ver o Barómetro completo

Nota sobre insolvências
Entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. O Barómetro Informa D&B considera os processos de insolvência de pessoas coletivas. Este Barómetro não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais, ou de particulares.

SOBRE A INFORMA D&B
A Informa D&B é especialista no conhecimento do tecido empresarial. Através de análises inovadoras, disponibiliza o acesso a informação atualizada e relevante sobre a atividade de empresas e gestores, fundamental para a condução dos negócios dos seus clientes. A Informa D&B está integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, com acesso aos dados de mais de 550 milhões de agentes económicos em todo o mundo. A base de dados empresarial da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal, servindo mais de 500 mil utilizadores através das duas marcas: INFORMA e eInforma.

Para mais informações: apoio@informadb.pt/808 29 30 29