março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Já foram criadas 43 413 novas empresas em 2023

  • Subsetores da ‘construção de edifícios’ e ‘restaurantes’ com elevados aumentos na criação de empresas;
  • Atividades imobiliárias em queda, sobretudo em Lisboa;
  • Insolvência estão a crescer desde o início do ano;

Desde o início do ano e até final de outubro foram criadas 43 413 novas empresas em Portugal, o que corresponde a um crescimento de 5,9% (+ 2 429 empresas) face ao mesmo período do ano passado.

Construção de edifícios e restaurantes em alta

A grande maioria dos setores registam crescimento na constituição de empresas, com especial destaque para os Transportes, Construção e Alojamento e restauração. O setor dos Transportes consolida a tendência de crescimento que se verifica nos últimos anos, representando 70% do aumento global do número de novas empresas neste período, com mais 1 699 empresas (+48%) em relação ao período homólogo.

Os setores da Construção e do Alojamento e restauração têm até final de outubro crescimentos significativos a rondar os 10% face ao mesmo período do ano anterior. Na Construção, o aumento é transversal a todos os subsetores, sendo maioritariamente suportado pela Construção de edifícios (residenciais e não residenciais). Este aumento foi geograficamente mais concentrado nos distritos de Lisboa, Braga, Porto e Faro. No Alojamento e restauração, o crescimento é suportado sobretudo pela Restauração.

Atividades imobiliárias em queda, sobretudo em Lisboa

Do lado das descidas destacam-se os setores das Atividades Imobiliárias (-10%; -478 constituições), Tecnologias da informação e comunicação (-3,8%; -104 constituições) e Indústrias (-3,8%; -69 constituições).

O distrito de Lisboa foi o que registou a maior descida do número de constituições no setor das Atividades imobiliárias, com menos 303 (-17%) novas empresas deste setor no acumulado deste ano face ao mesmo período do ano anterior.

Encerraram 10 224 empresas

Até 31 de outubro, registaram-se 10 224 encerramentos de empresas em Portugal. No acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 14 457 encerramentos, um registo 1,2% abaixo dos 12 meses anteriores. Nesta análise, metade dos setores de atividade registam mais encerramentos que há 12 meses, destacando-se as Tecnologias da informação e comunicação (+8,8%; 57 encerramentos) e as Atividades imobiliárias (+6,6%; + 73 encerramentos), os dois setores que mais desceram o número de constituições neste período.

Insolvência estão a crescer desde o início do ano

O aumento do número de processos de insolvência tem-se verificado todos os meses deste ano, com exceção do mês de abril. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, registaram-se 1 623 novos processos de insolvência, mais 268 (+20%) do que no mesmo período de 2022. O crescimento das insolvências é transversal a quase todos os setores de atividade, destacando-se as Indústrias pelo maior aumento (+44%; +114 processos de insolvência).

Ver o Barómetro completo

Nota sobre insolvências
Entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. O Barómetro Informa D&B considera os processos de insolvência de pessoas coletivas. Este Barómetro não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais, ou de particulares.

SOBRE A INFORMA D&B
A Informa D&B é especialista no conhecimento do tecido empresarial. Através de análises inovadoras, disponibiliza o acesso a informação atualizada e relevante sobre a atividade de empresas e gestores, fundamental para a condução dos negócios dos seus clientes. A Informa D&B está integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, com acesso aos dados de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo. A base de dados empresarial da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal, servindo mais de 500 mil utilizadores através das duas marcas: INFORMA e eInforma.

Para mais informações : apoio@informadb.pt / 808 29 30 29