março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Já foram criadas quase 35 mil empresas em 2023, mais 6,3% do que no mesmo período do ano passado

Registo recorde entre 1 de janeiro e 30 de setembro

  • Transportes, Alojamento e restauração, Construção e Serviços gerais são os setores com crescimentos mais expressivos;
  • Atividades imobiliárias em queda após grandes crescimentos em anos recentes;
  • Insolvências crescem 18%

Até final de setembro deste ano foram criadas 39 042 novas empresas em Portugal, mais 5,6% que no período homólogo e o valor mais elevado de sempre quando considerados os 3 primeiros trimestres. Desde que há registos, o recorde na criação de empresas foi alcançado em 2019. O número de constituições de empresas até final do 3º trimestre nesse ano foi agora ultrapassado no final de setembro de 2023.

Dois terços dos setores registam crescimento na criação de empresas face ao período homólogo. Entre eles destacam-se os Transportes, com 4 729 constituições (+1 596 constituições; +51), o Alojamento e restauração (+394 constituições, +11%), a Construção (+344 constituições, +17%) e os Serviços gerais (+331 constituições, +16%).

As Atividades imobiliárias são o setor que mais recua na constituição de empresas (-400 constituições, -9,7%), uma tendência que se verifica na maioria dos últimos 12 meses. Outros setores a registarem recuos são as Tecnologias da informação e comunicação (-146 constituições, -5,8%) e as Indústrias, o principal setor exportador nacional, cujo número de constituições nestes 9 meses de 2023 foi o mais baixo de todos os anos.

Insolvências crescem 18%

No mesmo período, registaram-se 1 441 novos processos de insolvência, que corresponde a um aumento de 18% (+223 processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado, um crescimento que se verifica em quase todos os meses do ano.

A maior parte dos setores apresentam um aumento das insolvências, com destaque para as Indústrias e a Construção que, em conjunto, representam mais de 2/3 da subida total das novas insolvências.

O setor das Indústrias, para além de ser o setor com mais novos processos insolvência (320), é também o que regista maior crescimento neste indicador (+91 novas insolvências, +40%), em especial no subsetor Têxtil e Moda na região Norte.

Encerramentos descem 5,3%

Depois de um grande recuo neste indicador na sequência da pandemia, há uma inversão da tendência a partir do terceiro trimestre de 2022. No entanto, até final até final do terceiro trimestre, encerraram 8 770 empresas, menos 5,3% que no período homólogo de 2022.

Analisando os últimos 12 meses, 5 setores de atividade registam um aumento nos encerramentos face aos 12 meses anteriores (Tecnologias da Informação e Comunicação, Atividades imobiliárias, Serviços empresariais, Agricultura e outros recursos naturais e Energia e ambiente.

Ver o Barómetro completo

Nota sobre insolvências
Entidades com processos de insolvência iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. O Barómetro Informa D&B considera os processos de insolvência de pessoas coletivas. Este Barómetro não analisa os processos de insolvência de empresários em nome individual, de profissionais liberais, ou de particulares.

SOBRE A INFORMA D&B
A Informa D&B é especialista no conhecimento do tecido empresarial. Através de análises inovadoras, disponibiliza o acesso a informação atualizada e relevante sobre a atividade de empresas e gestores, fundamental para a condução dos negócios dos seus clientes. A Informa D&B está integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, com acesso aos dados de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo. A base de dados empresarial da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal, servindo mais de 500 mil utilizadores através das duas marcas: INFORMA e eInforma.

Para mais informações : apoio@informadb.pt / 808 29 30 29