fevereiro 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
04118
-15,0%
Encerramentos
00802
-26,1%
Insolvências
00162
16,5%

Barómetro do 3º trimestre

Empreendedorismo com evolução constante

Leia aqui o documento completo

A dinâmica empreendedora de uma economia é um reflexo bastante nítido das capacidades de empresários e gestores, mostrando que continua a existir confiança e talento que são imprescindíveis para pôr de pé estruturas que criem riqueza. Uma leitura atenta deste empreendedorismo revela também um desenho setorial das empresas, que está em movimento, procura oportunidades que um contexto sempre em evolução vai criando.


A sucessão de acontecimentos desde o início de 2020 está a ser uma prova exigente à resiliência, ao engenho e à adaptação de empresários e gestores. A criação de novas empresas em Portugal está desde o ano passado a recuperar do abalo que sofreu com a eclosão da pandemia.


Entretanto, já este ano, um novo contexto crítico trouxe outras incertezas como um aumento muito significativo dos custos de energia e matérias-primas, taxas de juro mais elevadas e perda de poder de compra. Esta situação impõe naturalmente algumas cautelas e apreensões e que poderão condicionar também a demografia das empresas, quer no que toca às oportunidades que surgem para umas, quer para as dificuldades que pode colocar a outras.