março 2024 Variação referente ao mês homólogo
Nascimentos
03916
-28,5%
Encerramentos
00530
-52,8%
Insolvências
00162
-9,6%

Relatório D&B – Global Business Impacts of the Russia-Ukraine Conflit 

A maioria das empresas por todo o mundo continua a lidar com a inflação provocada pela pandemia, assim como com o aumento do preço das matérias-primas causados por interrupções nas cadeias de abastecimento.

A deste clima de extrema volatilidade juntam-se agora as consequências decorrentes da crise Rússia-Ucrânia, que podem deixar o mundo com interrupções prolongadas no fornecimento de energia, sanções que provavelmente terão impacto na segurança alimentar e falta de metais raros necessários para sustentar a produção de tecnologias-chave. Tudo isso, juntamente com uma crise humanitária significativa, torna este momento particularmente incerto.

A Dun & Bradstreet, através dos seus analistas, está a acompanhar as sanções financeiras e diplomáticas contra organizações, indivíduos e regiões separatistas da Ucrânia que provavelmente afetarão negócios, cadeias de abastecimento, comércio e finanças em toda a região e em todo o mundo.

Para avaliar o impacto global da crise nos negócios, a Dun & Bradstreet criou um relatório especial que faz a análise entre os eventos atuais e o seu efeito nas cadeias de abastecimento e economias globais.

Impactos nas Cadeias de Abastecimento Globais

De acordo com os dados da Dun & Bradstreet, pelo menos 374.000 empresas em todo o mundo dependem de fornecedores russos e pelo menos 241.000 empresas em todo o mundo dependem de fornecedores ucranianos. Os países com cadeias de abastecimento mais afetadas por esta crise incluem EUA, Canadá, Itália, Austrália, China e Brasil.

A pesquisa mostra que os níveis de armazenamento de gás na Europa são criticamente baixos, a 33% da capacidade. E, devido às atuais sanções da UE à Rússia, a Alemanha suspendeu a utilização do gasoduto Nord Stream 2, interrompendo o fornecimento dos 30 bilhões de metros cúbicos de gás que deveriam entrar na Europa ao longo deste ano.

Os dados da Dun & Bradstreet indicam que esses problemas, juntamente com tensões geopolíticas e escassez de oferta farão aumentar criticamente os preços do gás, no curto prazo. Este é apenas um setor que sentirá a pressão das sanções nas cadeias de abastecimento globais. Um olhar mais profundo sobre as matérias primas que dominam as exportações da Rússia pode ser visto abaixo:

Fonte: UN Comtrade, Dun & Bradstreet

Leia o relatório completo aqui.