segunda-feira, 5 de junho de 2017

Suave retoma das vendas grossistas de produtos alimentares para hotelaria


Evolução do Mercado


  • A faturação das empresas grossistas de produtos alimentares em Portugal (excluindo as vendas ao canal de alimentação) cresceu 2,2% no exercício 2016, atingindo 1.145 milhões de euros, num contexto marcado pelo crescimento  do consumo privado.
  • Esta evolução junto com a tendência crescente registada nos dois anos anteriores, com taxas de 1,4% e 1,8%, permitiu que o valor do mercado se incrementasse em cerca de 60 milhões de euros entre 2013 e 2016.
  • As previsões no curto prazo apontam para uma prolongação da tendência crescente da procura, de modo que para os exercícios 2017 e 2018 estima-se um aumento adicional do valor do mercado perto de 1-2% anual.

Estrutura da Oferta

  • O número de empresas registadas na atividade de comercialização grossista de produtos de alimentação em Portugal situou-se em 9.155 em dezembro de 2015, valor ligeiramente superior ao que se tinha contabilizado no fim do exercício anterior.
  • Por tipo de produto comercializado, os grupos mais numerosos são os das empresas dedicadas ao comércio grossista de frutas, legumes e verduras (2.247 em dezembro de 2015), de bebidas (1.403) e de produtos de carne (809); além das empresas não especializadas, cujo número se fixou em 972.
  • Cerca de 90% dos operadores contam com menos de dez empregados, sendo estas empresas, em geral, companhias de caráter familiar e com um âmbito de atuação regional. Estas empresas de pequena e média dimensão costumam agrupar-se em centrais de compra, a fim de beneficiar de melhores condições dos seus fornecedores.
Dados Gerais, 2016