segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Transporte Rodoviário de mercadorias cresce


O setor do transporte rodoviário de mercadorias na Península Ibérica deverá ter crescido 2,2% no mercado ibérico em 2015, com Portugal e Espanha a registarem o mesmo aumento. Este crescimento corresponde a uma faturação global de 16 170 milhões de euros. Os dados são do estudo setorial da Informa D&B "Transporte Rodoviário de Mercadorias (Mercado Ibérico)", que confirmam a tendência de crescimento já detetada em 2014.

Em 2014, ano para o qual existem números definitivos, o volume de negócios global do setor registou um crescimento de 1,8%, para 15 825 milhões de euros, dos quais 2625 milhões são relativos a Portugal e 13 200 milhões a Espanha.

Em Portugal, o peso da faturação dos serviços de transporte doméstico representou 49,7% nesse mesmo ano, enquanto os serviços de transporte internacional representaram os 50,3% restantes, gerando receitas de 1320 milhões de euros. Em Espanha, o transporte nacional continua a representar a maior fatia, com uma percentagem sobre o total próxima dos 80% e um valor de 10 525 milhões de euros em 2014.

No mercado português o volume transportado ascendeu a 30 415 milhões de toneladas-quilómetro. Em Espanha este valor atingiu as 187 379 milhões de toneladas-quilómetro.

O aumento da procura e a quebra do preço dos combustíveis contribuíram para melhorar a rendibilidade do setor em 2014 e 2015, apos vários anos em que a pressão sobre os preços e a descida do volume de negócios reduziram as margens.

O setor carateriza-se pela atomização da oferta, com um elevado numero de pequenas empresas e de trabalhadores independentes, em geral com um único veículo. Neste contexto, o número de empresas em 2014 era de 7937 em Portugal e de 100 339 em Espanha.

A forte atomização da oferta reflete-se também na quota de mercado dos cinco principais grupos por volume de receitas que em 2014 detinham menos de 10% do volume de negócios no conjunto do mercado ibérico. Esta participação situou-se abaixo dos 17% quando considerados os dez principais.