segunda-feira, 23 de julho de 2012

Serviço de Abastecimento de Águas




Evolução do mercado


- Para o ano 2011 estima-se um volume facturado de água em baixa de 690 milhões de metros cúbicos, o que representa um crescimento de 1,2% face a 2010.

 
- Os serviços municipais, os serviços municipalizados e as parcerias Estado-municípios concentraram neste último ano 51,3% do volume total, repartindo-se o resto entre empresas municipais e intermunicipais (17,9%), concessionárias multimunicipais (17,3%) e concessionárias municipais (13,5%).


- O volume de negócio gerado pelo serviço de abastecimento de água em baixa, considerando exclusivamente empresas municipais e intermunicipais, concessionárias  multimunicipais e concessionárias municipais, estima-se para o ano de 2011 em 430 milhões de euros, 5,1% mais do que no ano anterior.




Estrutura da oferta


- Em 2010 operaram em Portugal 262 entidades gestoras do serviço de abastecimento de água em baixa correspondendo 188, 72% do total, a serviços municipais.



- Os serviços municipais são assim o modelo de gestão com uma maior representatividade em Portugal, fornecendo este serviço a 186 concelhos (67% do total do país) e 3,2 milhões de pessoas (32%).

 

- Os serviços municipalizados, pela sua parte, abastecem 2,27 milhões de pessoas, destacando também as concessionárias municipais (1,79 milhões) e as empresas municipais e intermunicipais (1,68 ,ilhões).

- A estrutura da oferta sectoral caracteriza-se pela reduzida dimensão média dos operadores. Assim, o número médio de concelhos abastecidos por entidade gestora é de 1,1, e a população servida situa-se em 38 mil habitantes.

Dados Gerais, 2011


(a) 2010. Corresponde às entidades gestoras do serviço de abastecimento de água em baixa. (b) corresponde exclusivamente às empresas municipais e intermunicipais, concessionárias multimunicipais e concessionárias municipais.


NOTA sobre água em baixa - "Os serviços de águas e resíduos têm sido classificados segundo as designações de "alta" e "baixa", consoante as actividades realizadas. Esta classificação, que esteve no cerne da criação dos sistemas multimunicipais, maioritamente responsáveis pela alta, e dos sistemas municipais, maioritariamente responsáveis pela baixa, corresponde, respectivamente, às actividades grossista e retalhista de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos" - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Fonte: Estudo Sectores Portugal basic DBK: "Abastecimento de Água"