sexta-feira, 27 de abril de 2012

BARÓMETRO: TECIDO EMPRESARIAL 2011

  • As PME lideram o tecido empresarial nacional representando 99,7% das empresas, contribuindo para 56% do volume de negócios gerado e 71,1% do emprego. A maioria do tecido empresarial é constituído por micro empresas (85,3%), no entanto são as pequenas e médias empresas que representam a maior parcela de volume de negócios das PME.
  • As grandes empresas são o segmento de menor peso (0,3%), sendo a sua importância expressa pelo forte contributo no volume de negócios, volume de exportação e de empregados do país.
  • A região Norte concentra o maior número de empresas (33,1%) ultrapassando Lisboa (31,7%) que reúne a maior parcela de volume de negócios (47,7%) e de empregados (38,4%) do país.
  • Direcção Técnica e de Qualidade (61,9%), Recursos Humanos (45,3%) e Finanças (31,7%) são as funções onde há mais mulheres. Já na Direcção Geral apenas 8,1% são mulheres.
  • Apenas 13,7% das empresas apresentaram vendas de bens e serviços para o mercado externo com uma contribuição de 17,8% para o volume de negócios total.
  • As sociedades por quotas continuam a ser a forma jurídica predominante sentindo-se uma tendência de crescimento das sociedades unipessoais.
É com muito gosto que lhe envio o Barómetro - Tecido Empresarial 2011 realizado pela Informa D&B. Este Barómetro permite compreender onde estão localizadas as empresas nacionais, em que sectores se encontram, que dimensão apresentam e com que forma legal operam no mercado. Também as dinâmicas de constituições, dissoluções e insolvências de empresas destacam-se como factor relevante permitindo compreender as alterações e os movimentos de empresas no tecido empresarial português ao longo de 2011.

Para fazer o download do Barómetro - Tecido Empresarial 2011, clique aqui.

A fonte deste Estudo é a nossa base de dados, que reúne dados de várias fontes públicas, e que contém o universo total de empresas em Portugal. Deste modo, os resultados que apresentamos correspondem ao universo total de empresas e não a amostras de dados ou extrapolações de resultados sobre os mesmos. A Informa D&B disponibiliza-lhe a possibilidade de identificação e disponibilização dos dados das empresas de um determinado sector, distrito ou outra característica relevante.